No momento, você está visualizando Inteligência Artificial: Revolucionando o mercado de TI

Inteligência Artificial: Revolucionando o mercado de TI

  • Categoria do post:Notícias
  • Comentários do post:0 comentário
  • Tempo de leitura:4 minutos de leitura

Diferente do que muitos pensam, a Inteligência Artificial (IA) já deixou de ser apenas ficção científica, ela saiu diretamente das obras ficcionais para nossa realidade, de modo diferente do qual imaginávamos que seria, fazendo parte do nosso dia a dia mesmo sem percebermos. O futuro repleto de robôs humanoides, com consciência, tomando decisões próprias e até mesmo com sentimentos, não chegou (ainda), mas atualmente possuímos tecnologias inteligentes presentes em softwares, serviços e produtos.

O termo IA refere-se as máquinas que conseguem perceber, entender, aprender e agir por conta própria, realizando tarefas sem a supervisão humana, um dos exemplos mais práticos que temos hoje em dia são os algoritmos das redes sociais, que se alimentam dos dados que os usuários fornecem e recomendam conteúdos semelhantes e personalizados conforme o gosto de cada indivíduo, como a Netflix, Spotify, Youtube e até mesmo o Instagram.

Para que a máquina funcione de forma autônoma, é necessário que a mesma passe por um processo de aprendizagem, mais conhecido como Machine Learning, o qual são métodos de ensinar o sistema conforme os dados fornecidos. Por exemplo, você espera que a máquina saiba a diferença entre uma baleia e uma girafa, para isso, é necessário que você apresente diferentes imagens desses animais para ela analisar, até que a mesma tenha um amplo banco de dados que a possibilite identificar cada espécie.

Em uma camada mais profunda de conhecimento, existe o Deep Learning (aprendizado profundo), que também trabalha com aprendizado da máquina, mas dessa vez, o mais semelhante possível com um ser humano, possibilitando que o mesmo tome decisões próprias. Nesse ponto, o programa já passou pela fase do Machine Learning, sendo assim, já possui certo conhecimento, e agora apenas precisa de um banco de dados bem estruturado para analisar e aprender sozinho.

Como podemos ver, para aperfeiçoar a Inteligência Artificial é necessário ter uma pessoa por trás ensinando e fornecendo os dados necessários para a máquina, e é nesse momento que o profissional de TI atua. Para se trabalhar com IA é preciso ter um grande conhecimento tecnológico, desde Big Data, Data Science, até linguagem de programação, como Python, C ou C++. Desse modo, o profissional conseguirá utilizar suas habilidades para ensinar de forma eficiente e prática todos os componentes que o sistema necessita.

Assim, a máquina deixa de ser um instrumento passivo e passa ser ativo nas decisões que serão tomadas, de maneira que o profissional de TI e a IA irão trabalhar de forma conjunta para melhores resultados, buscando aprimorar os processos, agilizando, deixando-os mais precisos e aumentando a segurança desses dados. O futuro é agora, e os especialistas em Inteligência Artificial é a profissão do momento!

“Eu imagino um mundo onde a inteligência artificial nos permitirá ser mais produtivos, viver mais, e ter energia mais limpa”

Fei-Fei Li, professora de Ciência da Computação na Universidade de Stanford.

Deixe um comentário