No momento, você está visualizando Tecnologia na Copa: Inovações no futebol em 2022

Tecnologia na Copa: Inovações no futebol em 2022

  • Categoria do post:Notícias
  • Comentários do post:0 comentário
  • Tempo de leitura:5 minutos de leitura

A tecnologia está presente em nossas vidas constantemente, em diversos momentos a utilizamos de forma tão natural que nem a percebemos, sendo parte do nosso cotidiano e facilitando nossas atividades diárias. Toda essa tecnologia não ficaria de fora dos esportes, que promete revolucionar a forma de assistir futebol durante a Copa desse ano, que será realizada a partir do dia 21 de novembro no Qatar, primeiro país do oriente médio a sediar um mundial.

O evento desse ano promete ser um grande marco da evolução tecnológica, com soluções para as questões climáticas do ambiente e para o monitoramento dos jogos, buscando oferecer maior conforto aos jogadores e ao público, além de proporcionar uma arbitragem justa e confiável no desenrolar da competição, com a possibilidade de conferir as jogadas de forma precisa. Te mostramos agora algumas dessas tecnologias que vão inovar o futebol profissional:

Sistema de resfriamento avançado

Para lidar com as altas temperaturas do país, que podem passar dos 40°C, sete dos oito estádios nos quais os jogos irão acontecer, foram equipados com um novo sistema de resfriamento, que servem para manter o ambiente resfriado e impedir que o calor do deserto prejudique o desempenho dos jogadores e a experiência dos torcedores. Quando o aparelho é acionado, água gelada é distribuída pelos canos ao redor de todo o estádio, refrescando o lugar e diminuindo a temperatura, proporcionando uma zona climática mais agradável em comparação ao exterior da arena.

Bola inteligente

Dentro dos campos a tecnologia também estará presente, começando pela bola oficial, intitulada como Al Rihla, que além de contar com um revestimento speedshell, que busca aumentar sua aerodinâmica, ela também possui sistema de retenção de calor para manter sua temperatura sem variações, tudo isso pensando no aumento da sua velocidade. E não para por aí, um sensor de unidade de inercial (IMU) foi inserido no centro da bola, ele servirá para enviar dados para a sala de operação de vídeo 500 vezes por segundo, permitindo uma detecção muito precisa dos lances e informado em tempo real os representantes do VAR (Árbitro Assistente de Vídeo).

Sistema semiautomático de impedimento

O grande destaque de inovação dessa edição é o sistema semiautomático de impedimento, que conta com 12 câmeras de rastreamento com inteligência artificial avançada, rastreando e registrando todos os movimentos dos jogadores em campo, marcando 29 pontos do corpo de cada um dos atletas, para assim obter maior precisão dos passes. Junto ao sensor da bola, eles servirão como suporte essencial para os árbitros, facilitando na tomada de decisões mais juntas e imparciais.

Agora o que nos resta é torcer e esperar para poder conferir como todas essas inovações irão funcionar na prática, enquanto esperamos nosso hexa ???.

Deixe um comentário