No momento, você está visualizando Golpes Digitais: Quais são os mais comuns e como prevenir

Golpes Digitais: Quais são os mais comuns e como prevenir

  • Categoria do post:Notícias
  • Comentários do post:0 comentário
  • Tempo de leitura:9 minutos de leitura

Os golpes digitais não são nenhuma novidade para a internet, estão cada vez mais comuns e atingem diversos usuários por todo o Brasil e o mundo, causando prejuízos e dores de cabeça para as vítimas, que na grande maioria das vezes não são ressarcidas. O cibercriminoso se sente confiante para aplicar os golpes e não ser pego, uma vez que a segurança digital ainda é frágil e localizar o criminoso se torna uma tarefa desafiadora (quase impossível) para a polícia, deixando o infrator confortável para dar continuidade as suas atividades.

Além disso, os golpistas estão sempre evoluindo suas técnicas para aplicar suas fraudes, utilizando novos métodos para que a vítima não desconfie da ação; assim que um mecanismo fica conhecido pela população e se torna difícil aplica-lo sem gerar desconfianças, os bandidos abandonam essa fórmula e criam outra para reiniciar o ciclo de golpes. Por isso, trouxemos aqui os tipos mais comuns de crime digital, com dicas para você se proteger desses ataques.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é hacker-working-darkness_Easy-Resize.com_-1024x576.jpg

Clonagem das redes sociais

Esse golpe ficou conhecido pelo pedido de dinheiro emprestado que o golpista faz para os parentes e amigos da vítima, mas também pode ser utilizado de outras formas. Para realizar essa ação, os criminosos entram em contato com a vítima alegando alguma ação empresarial que necessita do código de verificação que foi enviada por SMS pelo aplicativo, com o código em mão, o golpista consegue clonar a rede social (Whatsapp e Instagram são as mais comuns) e ter acesso a todo o histórico de conversas. A partir disso, eles possuem a liberação total do perfil da vítima, podendo pedir dinheiro, realizar falsas vendas, e o que mais desejarem.

Para evitar que isso aconteça, existem formas de aumentar a proteção dos aplicativos, utilizando a Confirmação em Duas Etapas (clique em “Conta”, depois em “Confirmação em Duas Etapas” e ative essa funcionalidade de segurança com uma senha), as chances de clonagem diminuem drasticamente; além disso, nunca compartilhe os códigos de segurança. Por fim, caso receba mensagens pedindo dinheiro emprestado, confirme a identidade de quem está do outro lado, preferencialmente ligando ou encontrando pessoalmente para confirmar, desconfie de pedidos de urgência e que pedem para depositar em contas que não são da própria pessoa que está solicitando o dinheiro.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é closeup-mobile-phone-1-1024x683.jpg

Falsos boletos

Essa é uma das fraudes cibernéticas mais comuns e mais difíceis de identificar, os golpistas adulteram o número do código de barras dos boletos bancários e os enviam para a vítima se passando pelo cobrador, podendo ser qualquer tipo de boleto, desde mensalidades a débitos com o Detran.

Para não cair nesse golpe, é importante estar atento aos detalhes, conferindo os dados do boleto, como o CPF/CNPJ e nome do beneficiário/emissor, data de vencimento, valor, etc.; além disso, desconfie dos boletos com descontos enviados sem nenhum tipo de aviso prévio ou motivo para tal.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é shipping-document-laptop-connection-homepage_Easy-Resize.com_-1024x683.jpg

Golpe da Central de Atendimento

Esse golpe se inicia quando o fraudador comunica a vítima, por SMS ou ligação, que alguma conta que ela possui foi invadida, clonada, roubada ou teve algum problema semelhante, solicitando que a mesma ligue em determinado número para solucionar a questão. Já em ligação, o farsante se passa por um atendente da empresa e solicita os dados da conta, alegando serem necessários para resolução do problema.

Caso receba qualquer tipo de contato como esse, seja por ligação ou com SMS com link ou número para contato, desconfie imediatamente, confira na internet o número oficial da empresa, e entre em contato por esse canal oficial para retirar a dúvida. Caso peçam sua senha/número do cartão ou para que você faça algum pagamento ou transferência, não passe de forma alguma, o banco ou a empresa nunca irá realizar ligações para obter essas informações.

African american businessman using credit cart and mobile phone while checking his online bank account during late night work in the office

Phishing

O phishing é uma técnica muito frequente utilizada pelos golpistas, ele é um falso site criado para aparentar real, podendo até mesmo imitar um website de grandes lojas, construído para roubar os dados do usuário sem levantar desconfianças. A loja falsa envia uma mensagem (e-mail, SMS, WhatsApp, etc.) ao usuário solicitando a confirmação de informações e/ou oferecendo benefícios, e disponibilizando um link para o site fraudulento; ao entrar, a vítima é instruída a preencher seus dados para finalizar a ação, e dessa forma, os criminosos captam suas informações. Os links enviados também podem instalar vírus e aplicativos que roubam os dados, permitindo que os golpistas acessem todas as contas da pessoa.

Para evitar essa fraude, é importante ficar atento aos e-mails que você recebe sem ter autorizado a empresa de envia-los, e esteja atento ao nome de e-mail do remetente, pois empresas de grande porte utilizam o próprio nome ao invés de @gmail, @hotmail, @outlook, etc. Além disso, não clique nos links sem ter certeza da sua confiabilidade, confira a URL dele, caso pareça suspeito, não entre no mesmo.

Free photo warning attention alert notification security sign concept

Aplicativos desonestos

Existem milhares de aplicativos disponíveis para download nas lojas de apps, e muitos desses são criados especificamente para aplicar golpes, roubando os dados das vítimas e realizando cobranças adicionais no valor de uso. As lojas de softwares muitas vezes não detectam ou demoram para detectar esses aplicativos fraudulentos, uma vez que são adicionados na loja como programas habituais, e não levantam suspeitas até que as primeiras vítimas percebem e denunciam.

Por isso, não se deve confiar que todo aplicativo que está disponível nas lojas online é seguro, é importante, antes de baixar qualquer um deles, que você leia as avaliações dos usuários, veja a nota que o programa possui e quantos downloads já foram feitos, caso ainda tenha dúvidas, procure no Reclame Aqui sobre as principais reclamações dos clientes. Caso desconfie da segurança do aplicativo, não o baixe, procure opções de softwares tenha as mesmas funcionalidades e uma maior confiabilidade.

Free photo close up hands holding phone with apps

A tecnologia traz uma série de benefícios para a humanidade, entretanto, é sempre importante estar atento as ameaças cibernéticas, visto que diariamente milhares de pessoas caem em golpes virtuais e são altamente prejudicadas, não se esqueça de nossas dicas e alerte seus conhecidos sobre os perigos dessas fraudes.

Para mais conteúdo sobre tecnologia, inovação, segurança digital e muito mais, fique ligado na Taker IT.

Deixe um comentário