No momento, você está visualizando Web Summit Rio: Inovações destaques 2023

Web Summit Rio: Inovações destaques 2023

  • Categoria do post:Notícias
  • Comentários do post:0 comentário
  • Tempo de leitura:5 minutos de leitura

Entre os dias 01 a 04 de maio, aconteceu no Rio de Janeiro, a primeira edição do Web Summit na América Latina, recebendo mais de 21 mil participantes, de 90 países diferentes, nos quatro dias de evento, com 506 investidores, 400 palestrantes e 974 startups representando 28 indústrias. Durante essa semana, a “cidade maravilhosa” se tornou a capital mundial da inovação, com discussões valiosas sobre o futuro da tecnologia, as novidades e evoluções que estão chegando ao mercado.

Um grande marco do evento, foi a presença significativa de mulheres, na qual elas representaram 40% do público, 37% dos palestrantes e cerca de 20% das fundadoras de startups, superando até mesmo as expectativas dos organizadores, que inicialmente era cerca de 5 mil empreendedoras participando.

Sem surpreender ninguém, a Inteligência Artificial foi o grande destaque da conferência, sendo o tema central de diversos debates, conversas e palestras ao decorrer dos dias, que buscaram explorar as diversas oportunidades de uso dessa tecnologia em novos projetos. Apesar das grandes expectativas para a utilização da IA, também foram discutidas questões de regularização das aplicações da ferramenta, com preocupações sobre o avanço e a forma que a população lidar com essas mudanças.

A IA impacta de forma significativa diferentes áreas de atuação, desde a criação de conteúdo (músicas, imagens, poemas, etc.) até desenvolvimento de novos produtos, como na NotCo, empresa chilena de alimentos plant-based, em que o uso de Inteligência Artificial vai muito além da digitalização de processos e controle de dados.

“Nós usamos IA para desenvolver produtos. Com essa tecnologia, não desenvolvemos apenas mais rápido que outras empresas, mas também conseguimos pensar produtos que não seriam possíveis antes.”

Fernando Machado, CMO da NotCo.

O grande medo da população é a substituição de pessoas por máquinas, mas os grandes empresários garantem que esse temor é irracional, uma vez que a Inteligência Artificial necessita de humanos para operar, e o objetivo do uso da tecnologia é ajudar a transformar os negócios, contribuindo para a evolução e avanço do mesmo.

“Se não usar a tecnologia com a mentalidade de negócios no centro, não vai mudar muita coisa. A IA é uma ferramenta que vai te ajudar a transformar seus negócios, mas não substituir as pessoas. Hoje, somos a mesma quantidade de gente, mas conseguimos produzir mais e melhor. É importante colocar o business no centro dessas estratégias de implementação de tecnologia, sempre.”

Fernando Machado, CMO da NotCo.

Atualmente, o software mais famoso a utilizar IA é o ChatGPT, e por isso ele foi amplamente citado em palestras, painéis e conversas entre os participantes do Web Summit, que levantaram discussões sobre as profissões que supostamente estão em risco pela criação da ferramenta. O tema ainda divide opiniões, parte do público enxerga o programa como uma oportunidade de otimização dos trabalhos digitais, contribuindo para o andamento dos processos e aperfeiçoando os resultados, por outra lado, alguns o consideram uma ameaça para diversas profissões, como programadores/desenvolvedores e criadores de conteúdo.

A primeira edição do evento no Rio de Janeiro foi um sucesso, e deixa grandes expectativas para os próximos congressos, que já foram confirmados pela organização do Web Summit, que fecharam o contrato para mais cinco edições na “cidade maravilhosa”, tendo a possibilidade de renovação. E você, pretende participar dos próximos eventos? O que espera encontrar nos próximos anos?

Fique por dentro do mundo tecnológico com a Taker IT!

Deixe um comentário