Você sabe o que é o Scrum Process?
É uma metodologia de organização corporativa, a qual visa a produtividade através do bom gerenciamento de tarefas, engajando os funcionários a trabalharem em equipe de forma harmônica em busca de bons resultados, estimulando o aprendizado através das experiências e oferecendo maior autonomia para eles. O Scrum se tornou popular por poder sem implementado em diferentes tipo de negócios, sendo uma gestão ágil de projetos, bem estruturada e com diferentes recursos.
Existe uma estruturação tradicional do Scrum, a qual explicaremos ao decorrer dessa matéria, entretanto, há uma flexibilidade para que se adapte a realidade de cada empresa, podendo utilizar os conceitos de maneiras diferentes em cada situação, se adequando as equipes de forma a torná-las mais produtivas.
O Scrum possui um processo cíclico, no qual consiste no aprendizado contínuo e adaptação as divergências, para se tornar mais claro esse processo, explicaremos os termos utilizados para a organização.
- Sprint: É um período determinado em que a equipe trabalha para finalizar as atividades definidas para serem realizadas durante esse tempo, normalmente esses sprints duram cerca de 2 semanas, mas podem ser adaptados conforme a necessidade da equipe.
- Sprint Planning: Essa é a primeira reunião que acontece antes de um sprint ser iniciado, nela é determinada as atividades que serão realizadas durante a sprint que será aberta, definindo o que cada membro deve entregar no final desse período .
- Daily: Como o próprio nome diz, é uma reunião que acontece diariamente, na qual todos os membros da equipe apresentam o andamento de suas atividades, apontando se houve alguma dificuldade e estipulando o progresso que ocorrerá até a próxima daily. É recomendado que essas reuniões durem cerca de 15 minutos, para seguir a proposta de agilidade e produtividade.
- Sprint Review: Essa reunião ocorre no final da sprint, na qual cada funcionário apresenta suas atividades, mostrando cada progresso que teve durante esse período e quais tarefas conseguiu finalizar, dessa forma, é possível planejar a próxima sprint conforme os resultados da anterior.
Além disso, também é necessário dois papéis importantes que irão ajudar a comandar a equipe de forma ordenada, o primeiro é o Product Owner(PO), responsável pelos negócios da empresa, sendo o intermediário entre cliente e funcionários, priorizando as tarefas que de urgência e organizando como o projeto de se encaminhar. O segundo é o Scrum Master, que deve ser uma pessoa com vasto conhecimento na metodologia Scrum, para agir como moderador da equipe, orientando como for necessário, guindo todos e solucionando problemas.
É também possível utilizar ferramentas que ajudem na fluidez do processo, como o sistema Kanban, que separa atividades entre: To Do (fazer), Doing (fazendo) e Done (feito). Para isso, existem diversos aplicativos de controle de equipe, que ajudam ter uma visão geral do progresso das atividades, os dois mais utilizados no mercado são o Jira e o Trello, mas existem diversas outras opções que você pode testar para escolher a mais adequada a sua empresa.
Atualmente, o método Scrum se mostra o mais efetivo no mundo dos negócios, uma vez que contribuiu para o a efetividade e produtividade da equipe, grandes empresas já utilizam esse método, como a Microsoft, Google, BBC, HP, Philips, entre outras. Insira na sua equipe de forma gradual, entenda as dificuldades deles e com o tempo os resultados positivos irão aparecer.
Para que de certo esse sistema na sua equipe, é necessário também alguém que comande e organize o processo como um todo, deixe bem definido quem será o Product Owner e o Scrum Master, para que os demais membros saibam a quem recorrer em momentos de dúvidas. Estabeleça um horário favorável para que as reuniões aconteçam, assim como a duração máxima que elas devem possuir, tentando sempre seguir esse padrão. Saiba se adequar conforme seja preciso, esteja aberto a mudanças até que se mostre efetivo o processo.