No momento, você está visualizando Mulheres na Tecnologia: A trajetória no mundo da programação

Mulheres na Tecnologia: A trajetória no mundo da programação

  • Categoria do post:Notícias
  • Comentários do post:0 comentário
  • Tempo de leitura:7 minutos de leitura

Ao contrário do que muitos pensam, as mulheres sempre estiveram envolvidas no mundo tecnológico, proporcionando grandes evoluções e melhorias que contribuíram para o desenvolvimento de aparelhos mais avançados e modernos. Apesar de muitas vezes seus feitos históricos serem esquecido com o passar dos anos, diversas mulheres se destacaram como grandes desenvolvedores de seus tempos, indo na contramão do que a sociedade esperava delas.

Meu cérebro é mais do que algo meramente mortal, e o tempo mostrará isso.

Ada Lovelace

Ada Lovelace foi uma grade matemática e escritora inglesa, que ainda no século XIX, reconheceu que as máquinas poderiam possuir aplicações que iriam além dos puros cálculos, e foi a primeira pessoa do mundo a criar um algoritmo, contribuindo assim, para a máquina analítica de Babbage, que anos depois processou os algoritmos criados por Ada. Dessa forma, a condessa de Lovelace é considerada a primeira programadora da história, que modificou os rumos da máquinas tecnológicas e deu vida ao que hoje chamamos de programação.

Pioneira que fala, né?

Para mim programação é mais do que uma arte prática importante. É também um empreendimento gigantesco nos fundamentos do conhecimento.

Grace Hopper

Grace Hopper foi a primeira mulher a se formar PhD em matemática pela Universidade de Yale, sendo também a primeira almirante da marinha dos EUA, trabalhando como analista de sistemas entre a década de 40 e 50.

Lá dentro, Grace foi uma das criadoras da linguagem de programação COBOL, utilizada em bancos de dados comerciais. Além disso, contribuiu para a criação do UNIVAC, primeiro computador comercializado nos Estados Unidos.

Ela também ficou famosa por popularizar os termos “bug” e “desbug” para indicar problemas e soluções de um software.

Hedy Lamarr, além de ser reconhecida como uma grande atriz do cinema do século XX, também foi entusiasta da tecnologia, pesquisa e matemática.

Hedy foi responsável pela criação do que hoje conhecemos como “salto de frequência”, atualmente utilizado em aparelhos de GPS, Wi-Fi e diversas outras tecnologias, mas que inicialmente serviu para que as Forças Armadas dos Estados Unidos emitissem sinais de rádio sem serem detectados pelos inimigos, durante a Segunda Guerra Mundial.

Homenagem feita pelo Google para Hedy Lamarr.

O senhor me diz quando e onde quer que aterrisse [a nave], e eu lhe direi onde, quando e como lançá-la.

Katherine Johnson

Katherine Johnson se graduou em matemática aos 18 anos, e foi a primeira mulher negra a ingressar no curso de pós-graduação na Universidade de West Virginia State. Em 1953, iniciou seu trabalho como cientista na então NACA (Comitê Consultivo Nacional para Aeronáutica), que futuramente se tornaria a NASA, na qual se destacou como grande matemática da época.

Uma de suas principais contribuições foi o cálculo de trajetória de voo para a missão de primeiro pouso na lua, feito pelo Apolo 11; além da publicações de seus artigos sobre o crescimento da exploração espacial dos Estados Unidos.

Parte de sua trajetória é contada no filme “Estrelas Além do Tempo”, o qual narra a história das principais mulheres negras dentro da NASA, que ganharam destaque e reconhecimento em seus trabalhos.

Carol Shaw é considerada a primeira mulher a trabalhar na indústria dos jogos digitais, sendo umas das primeiras funcionárias da empresa Ataria, logo depois passando a trabalhar na Activision e participando do desenvolvimento do clássico jogo River Raid.

Shaw contribuiu de forma significativa para a evolução dos vídeo games, criando softwares para os games e consoles da época, sendo responsável por criar o sistema de geração procedural de conteúdo, o qual consiste no aumento gradual da dificuldade de cada fase do jogo, sendo cada etapa única.

Conforme mostrado ao decorrer dessa matéria, diversas mulheres contribuíram de forma grandiosa para a evolução tecnológica, fazendo diferença no processo de aprimorando do sistema operacional das máquinas, dando o ponta pé inicial no rumo da programação digital. Essas e diversas outras mulheres marcaram a história da humanidade, faça parte você também!

Caso tenha interesse na área tecnológica, mande seu currículo para [email protected].

Deixe um comentário