No momento, você está visualizando Vocação logística de Jundiaí

Vocação logística de Jundiaí

  • Categoria do post:Notícias
  • Tempo de leitura:4 minutos de leitura

A cidade de Jundiaí tem se tornado cada vez mais um polo logístico reconhecido, recebendo destaque nos últimos anos por este título, e claramente há bons motivos para estes bons resultados. Existem muitas ações que são focadas ao segmento, como por exemplo o “Café com o Setor Produtivo” que são reuniões que acontecem entre empresas e a Prefeitura de Jundiaí com o objetivo de ajuda-las em suas demandas, gerando mais desenvolvimento econômico e social de todo o município e região. Há muito investimento em infraestrutura, melhorando e aumentando a competitividade do setor. O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, em uma entrevista para a prefeitura de Jundiaí, referente a uma obra de prolongamento da avenida Antônio Frederico Ozanam, diz que “Isso vai facilitar o trânsito para quem precisa acessar a rodovia Anhanguera, por exemplo, além do escoamento da produção gerada aqui pelas empresas. E pensando na Jundiaí 2050, temos um potencial grande para um hub logístico que será referência para todo o Estado, atraindo novos investimentos para cá, mais empregos e renda”.

Nossa cidade vem trabalhando com a logística de todo o país, e sua vantagem na localização é um dos pontos que favorecem todo esse movimento no setor, com um número de empresas muito significativo no território jundiaiense, que cresce ano a ano. De acordo com dados do Econodata, a cidade conta com 4.615 empresas ativas de logística e transporte. O crescimento desses setores acaba influenciando de forma direta também o setor de tecnologia, área em que a Taker IT opera, com uma grande quantidade de demandas fica difícil realizar essas atividades de forma manual, exigindo mais otimização de processos que podem atrasar o fluxo logístico, como por exemplo, ter a possibilidade de comparar rotas e analisar as variáveis de tráfego e assim conseguindo definir a melhor estratégia para o trajeto da distribuição de produtos.

Sabemos que no setor logístico é imprescindível o controle completo de toda a cadeia de suprimentos, e para isso se faz necessário a integração com softwares, rastreio de objetos e rotas em tempo real, além de promover uma gestão financeira mais consistente que traga dados reais. Todas essas soluções digitais, melhoram o relacionamento com seus parceiros e seus fornecedores, garantindo um contato mais fluido, mais ágil, o que dá mais velocidade as operações, de ponta a ponta da sua cadeia logística. Essa sinergia e o intercâmbio de informações, faz ser possível encontrar caminhos de aumentar a qualidade dos produtos e serviços, afim de satisfazer as necessidades dos clientes.

Todo essa ascensão do setor, também impacta o meio ambiente, nossa cidade está contando com um transporte ferroviário que tem baixo impacto ambiental que transportará o equivalente a 42 caminhões, reduzindo muito a quantidade de CO² emitida e mantendo a qualidade de vida de nossa cidade, que segundo a Prefeito Luiz Fernando Machado, para um estudo técnico elaborado pelo Núcleo de Estudos das Cidades (NEC), comenta: “Da mesma forma que Jundiaí apresenta um constante desenvolvimento econômico, a cidade não deixa para trás os avanços na qualidade de vida. A segunda colocação nesse estudo é fruto dos investimentos em saúde, educação, segurança, geração de emprego e renda, com foco sempre em ofertar o melhor para o cidadão”

Todos esses feitos ano após ano vem elevando o nome de Jundiaí no mercado logístico e a faz ser a cidade que escolhemos fazer parte deste crescimento!